terça-feira, 7 de setembro de 2010


Caso Rita Lee: quem fala o que quer, ouve o que não quer


"Rita, não sabe brincar, não desce para o play". Assim um amigo resolveu em 140 caracteres a confusão que envolve o Twitter, a cantora Rita Lee, o Corinthians e os moradores do bairro de Itaquera.

Tudo começou, como se sabe, quando a cantora afirmou que o bairro era o "cu de onde saia a bosta do bandido." Claro, a declaração não irritou apenas quem vive em Itaquera. Mas quem acha que falar assim da casa alheia é falta de respeito. Você gostaria que chamassem o seu bairro de cu? Não. E quem consegue se colocar no lugar dos outros achou que a cantora, que fazia sucesso com seus tweets bem humorados, errou na mão. A notícia foi parar nos jornais e nos sites. Pronto. Polêmica criada em cinco segundos.

Afinal, no mundo digital é assim. Você pensou bobagem e escreveu? Se ferrou. Vai ser cobrado, questionado pelo público e vai ter gente que vai discordar de você. Na lata, apesar de virtualmente. Será que os famosos estão acostumados a lidar com isso?.

Parece que não. Ao ser atacada pelo que disse, Rita respondeu com desaforos. Até que uma hora pediu desculpas, meio não pedindo. A confusão teve fim (ou apenas aumentou) nessa segunda feira, quando Rita anunciou que estava saindo do Twitter por conta do quiproquó. Na véspera, o "Fantástico" havia feito uma reportagem sobre Itaquera, e pessoas falaram mal de Rita. Ela diz que sua família está sendo ameaçada, o que não é de se duvidar. A repercussão de uma reportagem do "Fantástico" é imensa.

Não é a primeira vez, nem será a ultima, que uma pessoa pública fala bobagem no Twitter e depois tem que se explicar. Ou inventar maluquices para se justificar. Em agosto, o estilista Sergio K "supostamente" escreveu que "pobre é igual papel higiênico. Se não está no rolo, está na merda." Imediatamente o estilista, que no momento fazia uma linha para a popular C&A, foi atacado até por colegas de profissão. A história piorou quando o pedido de desculpas veio com a informação de que um estagiário havia invadido o seu Twitter. E já fora demitido. A história do estagiário, claro, virou piada na rede.

Talvez essas pessoas tenham a impressão de que não estão falando em público, mas apenas sozinhas na tela do seu computador ou telefone. Só que o Twitter é uma praça pública, onde qualquer um pode entrar e ver o que você escreve. Rita Lee, por exemplo, ou @LitaRee-_real, tem mais de cem mil seguidores, que acompanham tudo o que ela escreve.

Por isso, fica o conselho do meu amigo para os famosos (e os anônimos) que adentram o mundo virtual: não sabe brincar, não desce para o play. Ou, como diriam as nossas avós. "Quem fala o que quer, ouve o que não quer."



Fonte: Folha Online



07/09/2010

Nenhum comentário: